Muita gente tem-se perguntado se estalar os dedos faz mal à saude. Inclusive, têm-me “chateado” com isso, visto que eu tenho esse vicio. Por isso fui pesquisar sobre o assunto e aqui está o resultado.

Dois trabalhos de pesquisa que foram desenvolvidos para descobrir os maleficios deste vicio, foram publicados para tentar responder a esta questão . São publicações antigas (The consequences of habitual knuckle cracking. West J Med 1975; e Effect of habitual knuckle cracking on hand function. Ann Rheum Dis 1990), mas que por sorte estão disponíveis na internet.
No trabalho publicado em 1975, idosos com o hábito de estalar os dedos foram comparados com aqueles que não tinham esse hábito. Os autores realizaram exames clínicos e radiográficos em busca de sinais degenerativos articulares como a artrose, osteófitos e alargamento ósseo nas articulações metacarpofalangeanas. Esperava-se encontrar uma incidência maior de processos degenerativos nos “estaladores” do que nos “não estaladores”. Mas isso não ocorreu, e a conclusão foi a de que a consequência principal do hábito de estalar os dedos parece ser o efeito irritante causado naqueles que são obrigados a ouvir os “estalidos”.

No segundo trabalho, publicado em 1990, foram investigados 300 pacientes e também não foram encontrados indícios de que o hábito de estalar os dedos esteja relacionado a alterações degenerativas. No entanto foi observado uma maior incidência de edema nas mãos e redução da força de preensão manual entre os “estaladores”. Acho importante ressaltar que estes resultados devem ser vistos com cuidado, pois pode haver aqui um equívoco na leitura dos mesmos. Pois metodologicamente falando, as duas populações (“estaladores” e “não estaladores”) eram muito distintas, sendo o grupo dos “estaladores” composto por trabalhadores manuais e que também tendiam a fumar, beber e roer as unhas mais frequentemente do que os “não estaladores”. Sendo o universo tão diverso, quem me garante que este edema e a redução da força não sejam causados pela interação destes factores e não pelo estalar de dedos?
É importante ressaltar que estes trabalhos não oferecem respostas definitivas. A única certeza que posso ter é que estalar os dedos sabe muito bem e nos momentos seguintes dá-me um grande alívio.

 Ah! Tinha-me esquecido, existe outro tipo de estalo articular que não é causado pela cavitação, e que pode causar lesões do tipo microtrauma. Este outro ruído é causado pelo ressalto do tendão contra o osso. Querem saber como distinguir um do outro? Simples..
 
Se o estalo for causado por cavitação, vais ter de esperar cerca de 30 minutos até estalar novamente a articulação. Se puder causar o estalo repetidas vezes sem necessidade de esperar, então é possível que seja causada por algum tendão resvalando em contacto com o osso e, neste caso, a repetição do estalo pode causar uma inflamação no tendão, ou seja, uma tendinite.
 
E aqui está a explicação para este mistério. Está desmistificado, estalar os dedos não faz mal à saude, por isso, meus caros colegas de vicio, prossigam com esse gesto tão relaxante. Boa semana para todos
About these ads