Estalar os dedos faz mal ?

Muita gente tem-se perguntado se estalar os dedos faz mal à saude. Inclusive, têm-me “chateado” com isso, visto que eu tenho esse vicio. Por isso fui pesquisar sobre o assunto e aqui está o resultado..

Muita gente tem-se perguntado se estalar os dedos faz mal à saude. Inclusive, têm-me “chateado” com isso, visto que eu tenho esse vicio. Por isso fui pesquisar sobre o assunto e aqui está o resultado.

Dois trabalhos de pesquisa que foram desenvolvidos para descobrir os maleficios deste vicio, foram publicados para tentar responder a esta questão . São publicações antigas (The consequences of habitual knuckle cracking. West J Med 1975; e Effect of habitual knuckle cracking on hand function. Ann Rheum Dis 1990), mas que por sorte estão disponíveis na internet.
No trabalho publicado em 1975, idosos com o hábito de estalar os dedos foram comparados com aqueles que não tinham esse hábito. Os autores realizaram exames clínicos e radiográficos em busca de sinais degenerativos articulares como a artrose, osteófitos e alargamento ósseo nas articulações metacarpofalangeanas. Esperava-se encontrar uma incidência maior de processos degenerativos nos “estaladores” do que nos “não estaladores”. Mas isso não ocorreu, e a conclusão foi a de que a consequência principal do hábito de estalar os dedos parece ser o efeito irritante causado naqueles que são obrigados a ouvir os “estalidos”.

No segundo trabalho, publicado em 1990, foram investigados 300 pacientes e também não foram encontrados indícios de que o hábito de estalar os dedos esteja relacionado a alterações degenerativas. No entanto foi observado uma maior incidência de edema nas mãos e redução da força de preensão manual entre os “estaladores”. Acho importante ressaltar que estes resultados devem ser vistos com cuidado, pois pode haver aqui um equívoco na leitura dos mesmos. Pois metodologicamente falando, as duas populações (“estaladores” e “não estaladores”) eram muito distintas, sendo o grupo dos “estaladores” composto por trabalhadores manuais e que também tendiam a fumar, beber e roer as unhas mais frequentemente do que os “não estaladores”. Sendo o universo tão diverso, quem me garante que este edema e a redução da força não sejam causados pela interação destes factores e não pelo estalar de dedos?
É importante ressaltar que estes trabalhos não oferecem respostas definitivas. A única certeza que posso ter é que estalar os dedos sabe muito bem e nos momentos seguintes dá-me um grande alívio.

 Ah! Tinha-me esquecido, existe outro tipo de estalo articular que não é causado pela cavitação, e que pode causar lesões do tipo microtrauma. Este outro ruído é causado pelo ressalto do tendão contra o osso. Querem saber como distinguir um do outro? Simples..
 
Se o estalo for causado por cavitação, vais ter de esperar cerca de 30 minutos até estalar novamente a articulação. Se puder causar o estalo repetidas vezes sem necessidade de esperar, então é possível que seja causada por algum tendão resvalando em contacto com o osso e, neste caso, a repetição do estalo pode causar uma inflamação no tendão, ou seja, uma tendinite.
 
E aqui está a explicação para este mistério. Está desmistificado, estalar os dedos não faz mal à saude, por isso, meus caros colegas de vicio, prossigam com esse gesto tão relaxante. Boa semana para todos

Autor: Rosdet Nascimento

Nasci em 1985 em São Tomé e Príncipe, mas vivi toda a minha vida no concelho de Cascais. Tenho formação na área de informática, mas sou administrativo numa grande multinacional, talvez a maior delas. Além da escrita e do cinema, sou amante de desportos como Running e Krav Maga. Guerreiro é o seu primeiro romance.

2 thoughts on “Estalar os dedos faz mal ?”

  1. Boa Noite, depois de ver um programa do Dr. Oz que dizia que era inofensivo estalar os dedos, vim espreitar na Net o que havia a esse respeito e encontrei este Blog. Se dizem que não faz mal, aceito, mas uma coisa garanto: conheço vários casos e as mãos ficaram feíssimas. O meu filho tinha umas mão lindas, elegantes, perfeitas e, com esse vício que surgiu na adolescência, ficou com os dedos deformados com as articulações muito acentuadas e um pouco tortos. Portanto aconselho a minimizarem a ansiedade de maneira mais saudável.

    1. Boa noite “Nokas”,

      Este artigo baseia-se num estudo feito a cerca de 300 pacientes, num universo tão limitado não é possivel dar uma resposta definitiva e que seja comum a todas as pessoas. Como é do seu conhecimento não há duas pessoas iguais, e o que a mim pode fazer-me bem, a si, por exemplo, pode causar reacções distintas. O caso do seu filho por exemplo, pode ser um inicio de artrite ou mesmo de artrose. Mas vários estudos mostraram não haver ligação aparente entre o estalar de dedos e as duas doenças citadas. O problema que o seu filho padece é comum em muitos músicos que usam os dedos para tocar instrumentos, desportistas e dactilógrafos. O único problema que poderá ser causado pelo facto de estalarmos os dedos constantemente será a perda de força nõs mesmos. Mas até esse facto não está ainda provado.
      Boa tarde, e obrigado por ter comentado.

      powered by OPS Portugal

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s